terça-feira, 21 de março de 2017

Organização Pessoal: Caderno de Organização

Olá pessoal, tudo bem com vocês?


Teremos hoje um assunto diferente: organização! Sempre fui alguém muito organizada, mas com muito afazeres do dia a dia, percebi que 'meu rendimento' caiu, deixei a desejar neste quesito e fiquei bem descontente. Buscando algo que me ajudasse a voltar a ser a 'Patricia de antigamente' (rs), pesquisei bastante e encontrei o Caderno de Organização.

Este método consiste basicamente em escolher um caderno que lhe agrade (você pode customizá-lo como desejar, seja em conteúdo, seja no que tange o design, visto que ele vai fazer parte da sua vida por um ano!) e dividi-lo em categorias: algumas são comuns para todos que pretendem criar este caderno como Finanças e Wishlist, e outras são específicas como Blog (quem não tem blog não tem a menor necessidade de criar esta categoria, não é mesmo?). Dentro de cada categoria serão adicionadas informações pertinentes, como os detalhes para a realização de um projeto, ideias para novos posts, entre outros. A ideia é que ele te auxilie a organizar sua rotina e otimizar tempo (ou seja, não esquecer de alguma tarefa e evitar procrastinar - oremos rs) e delinear projetos e metas. 

Como mencionei, pesquisei bastante a respeito e fiz diversos ajustes para chegar no Caderno de Organização que atendesse as minhas necessidades. Nessas pesquisas, vi muitas citações ao blog Morando Sozinha da Fran Guarnieri como referência para criação do primeiro formato deste Caderno. Então fica o meu agradecimento e os devidos créditos! Com certeza, ajudou muita gente (e espiem o blog dela, é ótimo!).

Explicado o que é um Caderno de Organização, finalmente posso apresentar o meu! Falarei brevemente sobre quais categorias o meu possui e quais eu excluí, desta forma o post não fica tão extenso. Ao final, para quem se interessou em criar o seu, deixo sugestões de algumas categorias!






O caderno que usei possui 200 folhas e é no formato 140mm x 200mm, ideal para carregar na bolsa, embora eu mesma não faça tal prática rs. Confesso que levei MUITO a sério esta questão de Caderno de Organização e me envolvi bastante pesquisando desde Dezembro de 2016. Conforme ia evoluindo nas pesquisas, descobria outros assuntos correlatos e continuava a leitura / visualização do tema. Tanto que fui montando meu conteúdo e finalizei só mesmo no final de Janeiro! Cheguei à conclusão de que a versão 2017 do meu caderno está, digamos, rústica (rs). Ele já tinha páginas levemente decoradas, então não quis modificar esta decoração. 

Sobre a capa, também não quis modificá-la e mantive a Moranguinho toda sorridente. Mas isto tem um motivo: há alguns anos, estava super sem tempo e precisava de um caderno para fazer anotações em uma reunião. Como minha mãe iria passar em frente a uma papelaria, pedi que ela comprasse um para mim (no tamanho que citei acima) e com uma capa discreta. Ela trouxe esse... com glitter. Ela até viu mais discretos, mas ela gostou mais desse pois era o mais fofinho rs. Então toda vez que olho esse caderno, lembro com carinho dessa história. Posso personalizar a capa dos próximos cadernos, nesse NÃO <3


Antes de iniciar efetivamente as Categorias do meu Caderno, quero falar sobre aquelas que não coloquei, 'Caixa de Entrada' e 'Rotina', consideradas como principais em um Caderno de Organização. Elas foram suprimidas pois sua função é a mesma de uma agenda: organizar o seu dia. E eu estou usando a minha agenda normalmente (não, não foi post para mostrar recebidos, eu uso ela mesmo rs). Inclusive, faço toda uma marcação especial com destaques para as tarefas do dia e funciona super bem. Se a sua intenção é agregar esta função no seu Caderno, aconselho a pesquisar sobre estes detalhes, mas já adianto que não é nada complexo!

Finalmente, as Categorias \o/




- Metas: O objetivo deste caderno é ajudar em minha organização como um todo, então claro que uma das categorias seria Metas. Este é o meu norte, é o que me ajuda a lembrar e reforçar questões que envolvem minhas metas em diversos âmbitos. Vi várias pessoas fazendo listas de suas metas. Porém, até onde eu pesquisei, todo mundo que fez, o fez somente até aí. Minhas alterações já começaram logo na primeira Categoria: para cada meta, adicionei o motivo desta estar listada, se é de curto / médio / longo prazo (e quando estimo para que a mesma seja concretizada).

Ao final desta Categoria, também desenvolvi um quadro com os 12 meses do ano. Conforme cada meta vai sendo realizada, vou preenchendo o quadro para que eu tenha uma noção de como foi o meu progresso durante o ano, vide foto abaixo. Minha ideia inicial era fazer um quadro igual com o tempo máximo para a realização das metas (leia-se deadline rs), mas achei que ia ficar muito repetitivo. Inicialmente vocês diriam que não faz sentido fazer este tipo de post na segunda quinzena de Março (rs), mas a parte boa de fazer este post agora, já com o Caderno em uso, é amadurecer alguns pensamentos ;)  A versão de 2018 vai ter o quadro inserido rs.






- Projetos: São pequenos planos que demandam ações e que foram colocados no papel com o objetivo de não serem esquecidos (rs). Dividi em subcategorias como 'pessoal', 'organização', 'esmaltes' (jura? :P). Em cada um consta a descrição do projeto, o motivo do mesmo ocorrer, se é de curto / médio / longo prazo e período estimado para realização, o que é necessário para o desenvolvimento dele e observações / marcos importantes. Embora a categoria seja comum, também não vi este tipo de construção em outros Cadernos.


- Blog: Categoria que não poderia faltar! Deixei aqui o que julguei realmente essencial visto que eu tenho uma planilha extremamente detalhada com programação de posts e outros temas corriqueiros. Para o Caderno, mantive conteúdos como 'projetos para o blog' e assuntos relacionados à parcerias, por exemplo. Na foto abaixo, uma tabela com estatísticas mensais do blog.





Quem tem interesse em criar o seu Caderno, pesquise sobre o tema na internet pois há várias ideias de conteúdo para esta Categoria. Alguns exemplos básicos são: programação da semana, inspirações, contatos, entre outros.




- Wishlist: Presente em todos os Cadernos de Organização, esta Categoria consiste em listar itens que você PRECISA adquirir bem como DESEJA adquirir (porém não vai morrer se não tiver rs). Acrescentei os campos 'Preço' (que achei fundamental, assim temos uma noção de quanto custam nossos sonhos e necessidades rs) e outro para dar um 'ok' quando tal produto for adquirido, facilitando assim a visualização do andamento da lista e não fica tão poluído como um simplesmente 'riscar o item comprado'. Mais uma vez: estamos em Março e já percebi que deixei pouco espaço para esta Categoria. Isso não é nada bom, não é? :(((  /Consumista





- Finanças: Categoria dedicada ao registro dos gastos de cada mês. Eu já utilizo uma planilha detalha que desenvolvi conforme minhas necessidades (sim, amo planilhas tanto quanto amo papelaria e porcos... sou uma fofura <3 ), então a ideia inicial é que 'Finanças' fique somente para um resumo dos gastos. 


- Filmes: Acredito que foge um pouquinho do contexto do Caderno de Organização, mas deixei uma Categoria reservada para listar todos os filmes assistidos durante 2017. Como a ideia do caderno é manter uma organização e sempre retornar para ele visando revisar metas e projetos, decidi manter esta lista de filmes para justamente ter estes momentos de lembrança durante o ano :)   Minha mão está coçando para adicionar uma Categoria de Livros rs.



Estas foram as Categorias que inseri no meu Caderno de Organização pois senti que supriam minhas necessidades (visto que uso muito planilhas para me organizar como já citei). Dá para colocar mais coisas? Não tenham dúvidas disso! As possibilidades são infinitas! Escola / faculdade, Curso, Profissional e Casamento são algumas ideias. O Caderno é totalmente personalizado e você deve fazer algo que se adapte as suas necessidades. Como você vai ter vontade de usar por um longo período algo que não é útil? Tenho certeza que você iria preenchê-lo durante um ou dois meses e depois largá-lo no fundo da gaveta (eu sei que você deu uma risadinha aqui :P).



Para marcar cada Categoria, utilizei marcadores da Stick'n, estes comprados na Kalunga há bastante tempo. Eles são um pouquinho mais compridos, resolvi cortá-los para ficar mais delicado, mesmo motivo que escolhi utilizar todos os marcadores na mesma cor e manter o padrão da capa (a marca disponibiliza 5 cores diferentes).





Esta foi a apresentação do meu Caderno de Organização. Sei que o post foi longo, espero que não tenha sido muito cansativo, porém precisava explicar com bastante detalhes pois muitas pessoas não tem conhecimento do assunto (e isto não é demérito, ninguém tem a obrigação de conhecer nada, eu não conhecia sobre o tema até dezembro passado!). O caderno tem sido bem útil para o meu dia a dia e melhorado a minha produtividade. Mesmo sendo a primeira vez que desenvolvo um, estou empolgada e certamente farei outro em 2018, mas este um pouco mais decorado (um pouco só, nada muito 'over' rs). Acreditem, já estou com uma pastinha no computador com algumas ideias rascunhadas. Patty, a insuportável que você odeia amar <3

De verdade, espero que o post tenha sido útil para vocês! Gostei muito de criar este Caderno e compartilhá-lo com vocês! Se alguém alguém aqui já fez um, me conte como é a divisão do seu. Se não tem, me diga qual o seu método de organização :)

E o mais importante: se uma meta (ou várias) não foi cumprida / se um projeto não deu certo como você não imaginava, NÃO SE COBRE DEMAIS POR ISSO. A ideia é apenas tentar se organizar mais e o importante é que você se motivou a fazer algo diferente, ok? 


Beijos,
Patty

7 comentários:

  1. Que fofo seu caderno!!! Adorei o planner.. tbm preciso me organizar melhor! Bjs

    www.deboradahl.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei, gostei bastante da dica.
    Eu super acostumei com agenda mesmo... Porque gosto do fato de ter dias.
    Amei o post.

    Beijão
    http://maosdeprincesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. que gracinha seu caderno! eu sempre usei agendas, mas to querendo fazer algo num formato mais simples assim como no seu caderno em que posso definir os espaços etc

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Paty, eu nunca fui organizada kkkk. Mas ultimamente ando querendo um caderninho desses pra mim. Adorei o seu!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Eu não consigo fazer esta organização a fiha faz. Acho legal, mas sou organizada sem o caderminho tb..rs
    Belo post adorei
    Ótima semana,com muita paz.
    Obrigada pela visita.
    Beijos coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que organização! Quem me dera eu fosse assim. Acho lindos esses cadernos, mas nunca consegui sequer usar uma agenda direito! Enfim...

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu uso agendas e cadernetas, mas confesso que estou doida por um desses


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir

Topo