segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Organização: o que é um Planner?

Olá pessoal, tudo bom?

No post passado, mostrei o planner da Tilibra que comprei, linha Capricho. Como o produto tem me ajudado bastante no meu dia a dia, resolvi fazer este post explicando o que é um Planner. Muita gente não sabe (e não tem obrigação nenhuma de saber!) quais são suas principais características, principalmente com o aumento do uso do método Bullet Journal (este assunto para outro post ;) ) e agenda, produto que já conhecemos. Se você gosta de organização e quer se informar mais sobre planner, leia este post ;) Aproveite também e acesses os sites indicados na legenda das fotos, todos eles trazem informações sobre o tema!



O que é um planner?

Muitas vezes perdemos oportunidades ou deixamos algumas situações se acumularem por falta de planejamento ou de visão do que temos que fazer em um determinado período. Pode parecer bobeira e respeito quem tem um posicionamento diferente, mas colocar no papel itens como metas, compromissos e coisas importantes, refletir sobre eles e realizar o planejamento em cima disso ajuda muito! Sou a prova viva rs. É considerado um sistema 'fixo', mas discordarei disso e falei mais adiante.

Dito isto, para ser mais fácil defini-lo, diria que é uma ""agenda inteligente"" (bem entre aspas mesmo) ou, como digo quando faço alguma firula nas esmaltações, agenda com upgrade rs. O grande diferencial, e seu ponto forte, é a visão anual, mensal e semanal, permitindo organizar melhor suas atividades e compromissos. Possui também, dependendo do modelo, algumas seções como Planejamento Financeiro, Filmes e Séries que deseja ver, Wishlist, entre outras.


Visão Mensal.
Postando com responsabilidade: post original aqui.




Visão Semanal.
Postando com responsabilidade: post original aqui.


Como citei anteriormente, seu objetivo é servir de apoio para organização e planejamento de diversos aspectos de nossa vida, como compromissos pessoais, pendências de trabalho, estímulo para criação de hábitos, etc. O cerne é planejar, ter um plano de ação e esta organização gera aumento de produtividade (mais uma vez, sou a prova disso rs). Porém, não podemos deixá-lo parado, temos que usar o produto senão não faz sentido a sua existência / compra. 



Algumas características e pontos importantes:

- Já falado acima, o planner possui as divisões para visualizarmos o ano como um todo, mensalmente e semanalmente. Quando comparamos com o Bujo (ou Bullet Journal), podemos considerá-lo mais 'vantajoso' ou 'rápido' pois com o layout já  pronto e tudo demarcado, basta inserir suas informações nas divisões semanais e mensais, ou seja, poupa seu tempo. Para algumas pessoas isso nem é considerado vantagem, mas eu vejo isso como um ponto fortíssimo e exatamente por esta característica que ainda não me arrisquei em um Bujo.


Postando com responsabilidade: post original aqui.


- Algumas empresas especializadas, visando facilitar nossa vida ainda mais, comercializam modelos que iniciam o ano conforme a nossa escolha. Como assim? Se desejarmos um planner que inicie em julho ou setembro, é possível. Basta solicitar que o seu terá o mês desejado como início e os outros 11 na sequência. Outras disponibilizam modelos não datados: embora tenha o layout com a estrutura mensal e anual já prontas, possibilita que você insira o mês / dia desejado e assim você pode usar seu planner em qualquer momento do ano e não somente janeiro-dezembro.



Postando com responsabilidade: post original aqui.


- O planner possui seções para ajudar a planejar seu ano e organizar / registrar outras informações, como Wishlist, Planejamento Financeiro, Metas, Lista de Livros para leitura, entre outros. Estas costumam variar de empresa para empresa, mas algumas delas já são consideradas indispensáveis e estão em praticamente todos os modelos. Algumas empresas criam versões específicas, como seções para blogueiras / youtubers visando o planejamento de posts, rotina nas redes sociais e outros, e seções para o pessoal que possui uma vida fitness e quer organizar e registrar este aspecto de sua rotina. /fitness não sou :´(


Postando com responsabilidade: post original aqui.



- O 'sistema fixo' citado se deve ao fato do planner chegar até você já impresso e com as seções todas prontas e dividas de acordo com a empresa que o confeccionou, não possibilitando a sua customização. MAS discordo neste ponto. É sim um sistema fixo, porém não podemos esquecer que todos os planners, ou a sua grande maioria, possui algumas folhas para anotações diversas no final do produto. É claro que podemos deixá-las em branco ou anotarmos algo qualquer, mas por que não usar estas páginas para criarmos as seções que faltaram e suprem as nossas necessidades? Meu planner não possui nada específico da rotina de blog e fiz isso nele, tem sido muito útil!




Postando com responsabilidade: post original aqui.

Postando com responsabilidade: post original aqui.



- Não existe um formato ou material específico. Temos no mercado formatos como A4, A5 e personalizado, além de capas de couro, capa dura (iguais as de caderno), capas plásticas e removíveis. Quando você pensa em layout, há diversas possibilidades!


Postando com responsabilidade: post original aqui.


Postando com responsabilidade: post original aqui.

Postando com responsabilidade: post original aqui.



- Antes disponibilizados por poucas empresas (mas super renomadas no segmento) como Kikki.K, Erin Condren e Evertop, por um preço um pouco - digamos - mais salgado que uma agenda, o produto se popularizou e já pode ser encontrado em versões bem mais acessíveis. A Tilibra é um exemplo: produziu diversos modelos no final de 2017 e comprei o meu, da Capricho. Acredito que outras empresas farão o mesmo e disponibilizarão mais modelos em 2019. Por favor, façam isso!


- Decorar seu planner não é só possível, como também prazeroso. Você pode decorá-lo com materiais como adesivos, washitapes, recortes, desenhos ou materiais de scrapbook ou simplesmente usá-lo como veio da loja, sem decoração. Decore do seu jeito, faça cada semana de uma forma diferente, abuse da criatividade e se quiser rechear o seu conteúdo de adesivos, lembre-se: o planner é seu, faça o que te faz sentir bem! 



Postando com responsabilidade: post original aqui.


Postando com responsabilidade: post original aqui.


Postando com responsabilidade: post original aqui.


Porém, não podemos esquecer que o objetivo do mesmo é organização e planejamento, certo? O restante, mesmo sendo legal, é secundário e não obrigatório. O planner tem que ajudar a organizar sua vida e poupar seu tempo, se ele der mais trabalho do que antes (quando você tinha apenas uma agenda ou outro método de organização), acho que não vale muito a pena, né? rs



Postando com responsabilidade: post original aqui.



Postando com responsabilidade: post original aqui.


Eu decoro o meu apenas com canetas gel fazendo uma legenda colorida e, futuramente, decorarei com washitapes (aguardando a entrega desde... nem sei mais *lágrimas*). Como sempre escrevo muito, necessito de bastante espaço e, consequentemente, ocorre uma redução de locais para decoração. 



- Muitos blogs / sites disponibilizam arquivos para você imprimir o seu planner. Basta fazer download do arquivo (ou arquivos), imprimir e montar na ordem indicada. Você, inclusive, pode levar este arquivo para uma gráfica e fazer uma impressão personalizada (exemplo: papel com gramatura diferenciada, espiral colorida). Um exemplo é este do site Enfim Resolvido, versão 2018 totalmente gratuíta. Outras opções podem ser facilmente encontradas através da ajudinha de nosso amigo Google ;)


Postando com responsabilidade: post original aqui.


Bom, essas são as minhas considerações sobre alguns pontos que achei interessante compartilhar. Poderia falar sobre mais aspectos? Com certeza. Quem usa planners ou trabalha no ramo concorda com tudo o que eu disse? Provavelmente não rs. Mas aí é que temos algo bom: possibilidade de discutirmos sobre o assunto e complementarmos nossos pontos de vista!

Vale uma ressalva: para quem está interessado em planner, reflita sobre o que foi dito neste post e pesquise mais na internet antes de comprar um. Alguns modelos são mais caros, então se você nunca usou, não precisa ter desespero! Experimente fazer download de algum modelo ou, por exemplo, utilizar algum modelo acessível da Tilibra. Não se adaptou? Calma, no próximo post falarei sobre o Bullet Journal e este, quem sabe, pode ser o seu auxiliar no planejamento e organização de tarefas!


Espero, de verdade, que o post tenha sido útil! Alguém aqui usa planner? Se sim, me fale um pouco sobre o seu modelo e o que está achando dele!


Beijos,
Patty

6 comentários:

  1. ai quanto planner lindo pra uma louca da papelaria como eu to babando nesse post! eu ia comprar um planner pra mim pra esse ano, mas vi só opções mt caras e to usando uma agenda comum msm pra me organizar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lívia!

      Você também é a louca da papelaria? Dá uma alegria entrar em uma e ficar babando nos itens, não é mesmo? rs

      :*

      Excluir
  2. Patty, que post ótimo! Super bem detalhado. Adorei!
    Eu nunca usei um planner, mas esse ano ainda quero ter um para chamá-lo de meu!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pathy!

      Fico muito feliz que gostou do post e foi útil! Se encontrar um modelo que goste (ou resolver fazer um bujo), conte o que achou ao usar, ok?

      :*

      Excluir
  3. Eu tive de fazer um planner para os meus exames análises e consultas médicas ... gostaria de fazer sobre outro assunto mas este é que domina a minha vida. Mas já vi alguns que são autênticas obras de arte...
    Xoxo from Portugal

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marisa!

      Realmente, são lindíssimos! Eu vejo diversas inspirações na net e piro! Não sei desenhar, mas algumas inspirações dá até para usar, não é mesmo?

      :*

      Excluir

 
Layout por Patricia Faria - Cute Nails * 2010 - 2016 *